Startup focada no desenvolvimento de sistemas de motorização de zero emissão para aplicação na aviação, recebe aval para começar os testes de voo em um avião com sistema de motorização elétrico movido a hidrogênio baseado no bimotor alemão Donier Do 228.
A ZeroAvia, com sede no Estados Unidos, vai alçar voo com seu prtótipo nos céus do Reino Unido. Recentemente a CAA (Autoridade de Aviação Civil Britânica) concedeu uma licença para a empresa iniciar os testes de voo com o HyFlyer II.
“Ganhar nossa licença do CAA para voar é um marco crítico, pois desenvolvemos um sistema de propulsão de aviação com emissão zero que será a solução mais ambiental e economica para reduzir o impacto climático da indústria. Vamos começar o ano de 2023 da melhor maneira possível, demonstrando voando que o verdadeiro voo comercial da emissão zero está mais próximo do que muitos pensam”, celebrou Val Miftakhov, fundador e CEO da startup.
Os testes de voo no Reino Unido, abrirão caminhos para a certificação comercial do motor ZA600 até o final de 2023. 1500 pré-encomendas já foram feitas e as entregas dos primeiros sistemas estão programadas para 2025.
CURIOSIDADE
O HyFlyer II é o segundo protótipo montado pela ZeroAvia, em 2020 a empresa testou nos Estados Unidos Da América o HyFlyer baseado no monomotor Piper Malibu; eles também trabalham no desenvolvimento de um sistema de motorização a hidrogênio compatível com o Cessna Grand Caravan.
Referência: Airway
COA Nº 2017-03-40BC-01-00
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