Se você avistou um Dirigível no céu, você teve bastante sorte. Atualmente, existem 25 Dirigíveis no mundo, mas apenas metade ainda está em usa. No Brasil, apenas um está regulamentado para voar.
Em 1937, os dirigíveis já estavam obsoletos por causa da tecnologia dos aviões e helicópteros, e da popularização destes como meio de transporte. Assim, manter os dirigíveis funcionando não era viável economicamente.
Mais de 80 anos depois, em 2018, a Anac recebeu a solicitação para a certificação do modelo ADB-3-3, da Airship do Brasil. Após passar por todo o processo de certificação, como a realização de avaliações documentais, análises de dados de engenharia, acompanhamento da fabricação do protótipo, verificações de conformidade com projeto e realização dos ensaios em solo e em voo, necessárias para a demonstração de cumprimento com os requisitos aplicáveis; o processo de certificação contou com a participação de diversos profissionais da Agência, entre técnicos, engenheiros de diversas especialidades e claro, os pilotos.
Mas você se sabe o que é um Certificado de Tipo?
“Certificação de Tipo é o processo pelo qual se aprova um projeto de aeronave, motor ou hélice, segundo os regulamentos de aeronavegabilidade e ambientais estabelecidos. O Certificado de Tipo é um dos pré-requisitos para a operação da aeronave, motor ou hélice com um Certificado de Aeronavegabilidade Padrão.” – gov.br
Gostou? Não deixe de seguir a Sales nas redes sociais para saber quando tem post novo no blog.
Referência: AEROIN
COA Nº 2017-03-40BC-01-00
Avenida Olavo Fontoura, 1078 – Setor E, Lote 10, Bairro Santana, São Paulo – SP, Brasil
Você não pode copiar o conteúdo dessa página