fbpx

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) lançou recentemente (22/03) a versão beta
de seu novo sistema de consultas para contratar um serviço de Táxi Aéreo. O serviço,
que já tem sua versão de testes disponível (https://sistemas.anac.gov.br/ctax), fornece
informações importantes que irão ajudar os usuários a fazerem sua contratação de Táxi
Aéreo de maneira mais segura e confiável.

O serviço foi disponibilizado pela ANAC para fornecer ao usuário informações
importantes para uma contratação mais segura e confiável de Táxi Aéreo, de forma a coibir a prática de aeronaves clandestinas.

“É importante que antes de contratar um transporte aéreo, o usuário crie o hábito de sempre consultar o novo sistema e ver se a empresa está autorizada pela ANAC a prestar o serviço”, diz Luciana Sposito, CEO da Sales Serviços Aéreos.

Para que um avião ou helicóptero passe a operar como Táxi Aéreo, a aeronave precisa
passar por vistoria na qual é possível verificar o cumprimento de uma série de medidas
técnicas e de manutenção que atestam o maior nível de segurança do equipamento.

Uma das exigências que consta no Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC) nº 45, é que todas as aeronaves (aviões ou helicópteros) que oferecem o serviço de Táxi Aéreo, possuam próximo à porta principal de entrada dos passageiros a expressão “Táxi-Aéreo” de forma bem visível. Após todo processo de certificação, a Agência autoriza ou não a aeronave para o transporte de passageiros.

Outras empresas, como de turismo e até administradoras de aplicativos que não fazem Táxi Aéreo também podem comercializar voos, desde que utilizem como prestadores do serviço uma empresa de táxi-aéreo autorizada pela ANAC e informem de maneira clara ao usuário do transporte os dados da prestadora do serviço e a matrícula da aeronave
que executará o transporte.

Além disso, as empresas autorizadas pela Agência a prestar o serviço de táxi-aéreo são obrigadas a contratar seguro para casos de indenização.

>> Fonte e mais informações no portal www.anac.gov.br.
>> Link de acesso ao Sistema: https://sistemas.anac.gov.br/ctax (sugerimos que acesse o link pelo navegador Internet Explorer).



Comente